O direito ao voto da mulher foi instituído em 3 de novembro de 1930 e a primeira eleição com o voto feminino aconteceu em 3 de maio de 1933.
Em 1932 esse direito foi aprovado no Código Eleitoral e em 1934 teve sua consolidação na Constituição Federal Brasileira. Após 16 anos, em 1946, o voto feminino passou a ser obrigatório.
Em 3 de maio de 1933, realizaram-se eleições em todo o país e, pela primeira vez, mulheres votaram e apresentaram-se como candidatas à Assembleia Nacional Constituinte.
Em 15 de novembro de 1933, instala-se a Assembleia Constituinte. Eleita com 176 mil votos, a terceira maior votação de São Paulo, a médica Carlota Pereira de Queirós toma posse como a primeira mulher Deputada no Brasil.
Foi da autoria da deputada Carlota Pereira de Queirós o primeiro projeto para a criação de serviços sociais, bem como a emenda que viabilizou a Casa do Jornaleiro e o Laboratório de Biologia Infantil.
A luta do direito ao voto da mulher durou mais de 100 anos, tendo iniciado em 1824. Abriu caminho para a luta por outros direitos. A luta pela representatividade ainda é grande, 90 anos depois do primeiro voto feminino no Brasil.
Acesse nossos canais oficiais.
https://www.cmmoradanova.ce.gov.br/ facebook.com/cmmoradanova instagram.com/cmmoradanova
Comunicac
¸a~oCa^mara Municipal de Morada Nova - A Casa do Povo.
Há 10 dias
Há 16 dias
Há 19 dias
Há 27 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?