Acompanhe o que foi debatido na 22ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Cláudio Maroca, entre os assuntos em destaque, reconheceu a importância da assinatura da ordem de serviço para conclusão da Escola Modelo, que estava por concluir há mais de 16 anos “Depois de várias gestões, finalmente o prefeito Vanderley Nogueira conseguiu verba para concluir a referida escola, “muitos que desejava ali estudar, vai realizar seu sonho através de seus filhos” Maroca usou uma passagem da Bíblia dizendo “Na Bíblia diz que tudo tem seu tempo, o tempo chegou através do Vanderley Nogueira, podemos perceber o sentimento de felicidade da população de Morada Nova”.

Dirigindo-se a colega “Vereadora Bia vamos honra a quem merece honra, tiro o chapéu para o deputado Macedo, a nossa vice-prefeita Jane Martins e a vossa excelência pelo brilhante trabalho em favor de nosso povo, a Jane é criticada, mas, ela trabalha em silêncio, o posto de saúde da Lagoa das Carnaúbas é um sonho antigo e agora vai ser realizado” Maroca socializou que está encaminhando requerimento à gestão, solicitando a conclusão da praça do Distrito de Aruarú, pois, no projeto consta uma fonte luminosa.

“Finalmente com a presença do policiamento do RAIO, COTAR e o efetivo local, os vândalos se afastaram e as famílias voltaram a sentar nas calçadas e bancos da praça” o vereador que é da bancada de situação disse ainda que está reivindicando junto a SEINFRA a recuperação das estradas da região para facilitar o transporte dos alunos. Concluiu.

Vereador Hilmar Sérgio, socializou com os colegas e os demais “Eu estive em Fortaleza participando do 2º Seminário de Convivência com o Semiárido, onde, o maior desafio é a poluição dos mananciais, destacou que Limoeiro do Norte, Jaguaribe tem saneamento, para Morada Nova é um exemplo a seguir”, segundo o parlamentar nos últimos 200 anos verificaram-se 77 anos e seca e o período mais escasso foi de 2012 a 2017, porém, no Ceará assim como outros estados do Nordeste o impacto foi menor, especialmente por conta das políticas sociais implementadas pelo governo Lula e Dilma.

O vereador destacou que o Ceará tem o quarto maior parque ecológico Urbano da América Latina localizado em Fortaleza, o Parque do Cocó dispõe de equipamentos que tritura os restos de material e depois incorpora ao solo. Sérgio informou que está encaminhando à secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA solicitação para que seja feito estudo de viabilidade técnica para instalação de novas adutoras em Morada Nova, disse ainda, que a previsão de inverno para 2019 não é nada agradável, lembrou que o fim da quadra invernosa chegou, com isso, haverá a reunião com a presença dos comitês de bacias hidrográficas para definir a operação dos açudes: Castanhão, Orós e Banabuiú, a referida reunião acontecerá em Limoeiro do Norte.

Destacou com alegria a ordem de serviço para construção do Posto de Saúde da Lagoa das Carnaúbas, afirmando que estará presente nesse importante evento. Finalizou.

Vereador Geovan Barbosa, depois de manifestar sua alegria e agradecer a Deus por mais um mandato, disse que na região de Aruarú a população respira aliviada com a presença do RAIO, usando uma linguagem figurada “Para os infratores é como se tivesse chegado o demônio” Barbosa afirmou que diminuiu em muito as desordens naquela região, mesmo assim, assegurou que precisa aumentar o efetivo policial do destacamento, pois, mesmo reconhecendo que a violência diminuiu consideravelmente, a escala do destacamento local, deixa a desejar.

Geovan que é da bancada de oposição reconheceu que o atendimento na área de saúde também melhorou, depois da implantação dos plantões nos finais de semana, mas, solicitou alguns equipamentos para melhorar o serviço, citando como exemplo, “As bombinhas para aplicação de aerosol” Agradecendo a Deus desejando a todos um final de semana em paz.

Vereador Marcos da Ana Cristina, destacou em seu pronunciamento a ordem de serviço para conclusão da Escola Modelo, “Sempre que passo na varanda da Salina e vejo aquele elefante branco fico muito triste, pois, está servindo apenas para uso de drogas e prostituição e agora até dezembro será concluída” disse; Marcos afirmou que em 2019 a Escola Modelo vai receber os alunos das escolas dos bairros de: Açude Velho, Parque de Exposição, São José, Girilândia, São Francisco e localidades da Flamenga, assegurou o líder do prefeito Vanderley na Câmara Municipal.

Fez referências ao precatório do FUNDEF, afirmando que o plano de pagamento já está protocolado junto ao Tribunal de Contas do Estado e logo que seja liberado, muitas escolas serão reformadas com parte desse dinheiro, lembrando que já está garantido mais 4 milhões de reais que também será destinado à recuperação de escolas do município e assim viabilizar nucleação em nível de município.

O parlamentar reconheceu o empenho do Vereador Marcos Viana que é líder da bancada de oposição que está conseguindo vários projetos, destinando às localidades sem acepção partidária, “Nessas horas as questões políticas estão sendo deixadas de lado em favor do Povo” Marcos destacou que o prefeito Vanderley Nogueira concedeu entrevista à Rádio Caiçara e falou “Estamos avançando muito, só não vê quem não quer enxergar” justificando para isso os diversos projetos em cada uma das secretarias. O vereador socializou que cerca de 12 Poços foram perfurados no município de Morada Nova, atendendo a solicitação de vários vereadores e que, está encaminhando ofício ao Deputado Antônio Granja solicitando emenda para mais dois poços.

O Governador Camilo Santana tem dedicado atenção especial à Morada Nova e em breve a Avenida Santos Dumont terá início a sua pavimentação, disse; Marcos da Ana destacou, ainda, que a terra do Vaqueiro está em plena expansão urbana, seu plano está voltado para áreas de menor risco de catástrofes, reconheceu a importância dos Deputados: Antônio Granja, Audic Mota, Dedé Teixeira, Leonardo Pinheiro, Mauro Filho, Lucílvio Girão e muitos outros que tem destinado emendas para o município de Morada Nova. Finalizou.

Vereadora Raquel Girão, manifestou sua alegria com assinatura da ordem de serviço para conclusão da Escola Modelo “Se for somado o montante para conclusão da escola, é alto, mas, ainda é pouco, em se tratando de educação” disse Raquel que também é professora, a parlamentar entendi que a Escola Modelo vai viabilizar o processo de nucleação no município bem como para o sucesso da educação a exemplo de Uiraponga, “Morada Nova em breve será nota 10 em outras escolas, porque o futuro dos jovens, passa pela educação” afirmou.

Raquel comparou o investimento feito pelo poder público com cada aluno na escola pública e o feito na escola particular, a vereadora entende que, na educação para se obter bons frutos, deve ser visto como um conjunto, disse.

Destacou ainda o Projeto Sinalizar, instalado em Morada Nova com o apoio do Deputado Lucílvio Girão, lembrou que o governador Camilo Santana destinou ao município 30.000 M² de pavimentação asfáltica, inclusive destacando o nome de algumas ruas que serão revestidas, “Isso é gestão, isso é trabalho do prefeito Vanderley Nogueira” Raquel externou sua preocupação com relação ao Instituto de Previdência municipal, visto que, ainda não foi possível reunir com todos os membros do Conselho, apelando para que as pessoas entendam a gravidade que passa aquele instituto.

Registrou o aniversário de 30 anos de morte do ex-Deputado Estadual Chico do Perboyre, irmão de seu genitor, dando ênfase aos feitos do mesmo enquanto parlamentar preocupado com sua terra. Manifestou mais uma vez sua alegria com concurso Garota Copa Fashion, convidando a todos para assistirem aos jogos da Copa do Mundo. Desejou a todos um feliz final de semana. Arrematou.

Vereador Jorge Brito, depois de prestar alguns esclarecimentos no tocante ao pronunciamento de alguns colegas, socializou que esteve com o vereador Narcélio, que é médico, em visita ao hospital Regional de Morada Nova, Jorge afirmou “Fomos muito bem recebidos pelo Dr. Cleônes e pelo diretor administrativo Kennedy” avaliou como positiva a visita, pois, os profissionais prestaram vários esclarecimentos e ouvira sugestões. Brito na oportunidade agradeceu ao Dr. Ivamberg pela dedicação a frente daquela unidade de saúde.

Segundo Jorge, o vereador Dr. Narcélio apresentou sugestões no tocante a melhoria dos plantões médicos.

Brito socializou que recebeu informações do secretário de administração Vinicius Saraiva, esclarecendo sobre a situação dos aprovados nos dois concursos que aguardam por suas convocações, segundo afirmou, o concurso de 2014 já houve prorrogação, enquanto o de 2016 será prorrogado por mais dois anos, Jorge Brito lembrou, ainda, que o processo de seleção para as agentes de saúde, também já está inspirando o prazo e muitas não foram chamadas, todavia, o secretário Vinícius assegurou que o prefeito Vanderley Nogueira está estudando a possibilidade de chamar o maior número possível destas pessoas.

Jorge disse ainda, que mesmo assim não impede que os aprovados recorram a justiça, pleiteando seus direitos. Como nada mais havia a ser debatido, o presidente do Parlamento Jorge Brito deu por encerrada a 22ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2018.

Por: Marcos Freitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

×