Acompanhe o que foi debatido na 21ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Neto da Sinuca, entre as principais abordagens feitas pelo parlamentar, destaca-se a existência de animais vadios nos logradouros públicos da cidade, afirmou, por essa razão, Neto solicita providências da equipe de Zoonoses, pois, entende que os animais poderão provocar acidentes e transmitir doenças, “Tenho muito respeito pelos animais e precisamos ter cuidados” O vereador voltou a criticar as condições precárias das estradas de acesso aos distritos, destacando a de Boa Água “Pelo menos se não der para recuperar, vamos tapar os buracos, a mesma coisa acontece nos bairros, fica nosso alerta à Secretaria de Obras”.

O vereador que é da bancada de oposição, mais uma vez destacou o problema da Rua Raimundo Ferreira Cosme que segundo o mesmo, está intransitável “Passei lá e os moradores reclama do lixo, mau cheiro, e, o que eu estou vendo, é que a cidade está abandonada, um ano e seis meses que o Vanderley tá na prefeitura e não está fazendo as coisas, pois a verba vem e pede que tenha mais cuidado” Neto lamentou o esforço que a vereadora Rose Mayre vem fazendo para trazer a ambulância ”Vereadora todos temos nosso lado e temos que respeitar, não quero atacar muito a saúde, mas, tem uma ambulância das que o Manoelzinho trouxe, das 10, 3 foram vendidas e as outras estão abandonadas nas oficinas, enquanto essas não chegam, poderia consertar e não deixar se acabando no Sol”.

O parlamentar externou sua preocupação com os alunos, em função do grande período de greve e questiona como é que essas aulas vão ser recuperadas, sem que seja prejudicado o ano letivo, disse ainda ter região sem transporte escolar, pois, os motoristas estão sem receber o pagamento. Finalizou.

Vereador Teim, manifestou sua alegria pelas realizações da administração Vanderley Nogueira, “Não posso dizer que  a gestão é irresponsável, existe problemas, mas, tem muita coisa sendo feita” disse isso em resposta ao pronunciamento do colega Neto que o antecedeu, em seguida destacou o trabalho realizado pelo Instituto de Meio Ambiente do município, no tocante ao projeto de coleta seletiva, apelou para que a população se envolva, pois, entende que assim, melhora para cidade e todos ganham, Teim destacou o programa MOBILIZA + PAIC e toda a equipe o que faz a Secretaria Municipal de Educação.

O Vereador disse entender que apesar das dificuldades, Morada Nova está se destacando na qualidade de ensino, socializou com bastante euforia a assinatura da ordem de serviço para conclusão da Escola Modelo que teve início há 16 anos, e a gestão Vanderley Nogueira, agora conseguiu o recurso para concluir a referida escola “Todo pai quer o melhor para o seu filho, por isso a nucleação precisa acontecer e vamos torcer para que o próximo presidente da república, faça diferente desse que aí está (Michael Temer), e não corte a verba da Educação”. O parlamentar agradeceu ao governador Camilo pelas cirurgias que serão feitos em Morada Nova, destacou ainda, a instalação da sinalização vertical e horizontal na área urbana da cidade.

Solicitou que o diretor do DEMUT retire a placa de localização da UPA, pois, entende que a mesma não está em funcionamento, e quando tiver, coloca-se a placa de volta, o vereador que é da bancada de situação parabenizou a gestão pelo esforço que vem sendo feito no tocante ao funcionamento do Hospital Regional de Morada Nova, assim como ao empenho dos Funcionários, destacando  que existem 11 especialistas prestando serviço naquela unidade de saúde municipal. Finalizou.

Vereadora Rose Mayre, acolheu os colegas dirigindo-se especialmente aos vereadores: Hilmar Sérgio, Bia e Raquel agradecendo as bolas de futebol que os mesmos cederam a ela e doadas à região de Uiraponga, mais uma vez externou sua satisfação pelo excelente resultado da escola no SPAECE, dizendo ser reflexo do esforço de todos, a escola obteve 3 mil reais em premiação e a Morada Nova toda está de parabéns, disse, Rose Mayre emocionada citou como exemplo “Estive na casa de uma aluna da comunidade de Melões que recebeu um prêmio, e pude constatar a situação daquela família, e mesmo assim, ela é uma aluna nota 10” disse emocionada, “Meu desejo é que o projeto de fardamento seja aprovado, porque é lindo ver os alunos com seus uniformes completos, está de parabéns todos que compõem a gestão Vanderley Nogueira, Eu quero convidar a todos para fazer uma visita na creche da comunidade de Uiraponga”

A parlamentar lamentou a ausência de alguns vereadores na festa comemorativa aos resultados do SPAECE “Eu na época do Glauber eu ia os eventos”. Finalizou.

 

Vereador Cláudio Maroca, cumprimentou a todos se dizendo feliz pelo evento do SPAECE, lamentou sua ausência, justificou que precisou levar um cidadão às pressas para Fortaleza que havia sofrido um  infarto, discorreu que a gestão Vanderley Nogueira está vibrando com resultados alcançados pelas escolas do município, disse ainda, que duas escolas de Aruarú também se destacaram, manifestou apoio ao projeto de fardamento proposto pela vereadora Rose Mayre, visto que muitas crianças não dispõe de roupa para irem para a escola, Maroca destacou que está pleiteando junto a DAS, através de financiamento do São José – 4, a construção de adutora para abastecimento humano.

Prestou homenagem póstuma em nome da comunidade de Aruarú ao pároco Luiz Abner, que faleceu precocemente aos 53 anos, disse, Maroca afirmou que o padre desenvolveu um excelente trabalho social na região “Estávamos com cinco ônibus para vir à festa do bom resultado no ESPAECE, mas, tivemos que ir para o velório do Padre Abner, ele foi quem mais conquistou fieis, inclusive enviando pessoas ao seminário de freiras e hoje temos um padre filho de Aruarú, tudo isso graças ao apoio do padre Abner”.

Maroca informou que está encaminhando requerimento a SEINFRA solicitando providência em uma passagem molhada e recuperação das estradas da região, informou que esteve juntamente com as vereadoras Raquel e Bia Martins na Secretaria Estadual de esporte buscando material esportivo para os atletas de Morada Nova. Concluiu.

Vereador Hilmar Sérgio, subiu a tribuna, cumprimentando os ex-vereadores Leonel Lemos e Manuel Litro pela presença no plenário, justificou que todas as estradas foram recuperadas, mas, em função das fortes chuvas, principalmente as que caíram no mês de abril, que foi um dos meses mais chuvosos dos últimos anos, danificou as vias de acesso, relatou que a AUDIPIMN fez parceria com a gestão Vanderley Nogueira e recuperou todas as estradas do perímetro Morada Nova “O município é o sexto em extensão territorial do Estado e precisa de planejamento para recuperar as vias de acesso, são 600 reais por dia, gasto só com as máquinas”.

O vereador afirmou que na região de Lagoa Grande Lagoa do Tapuio desde a década de 70 as estradas não eram feitas, se disse contemplado com a fala do vereador Teim e Rose Mayre que os antecedeu, destacou as emendas que os deputados e senadores destinaram para Morada Nova, deu ênfase ao projeto SINALIZAR do Governo do Estado, onde em Morada Nova foram instaladas 900 placas e está previsto 30 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica. Hilmar Sérgio fez questão de afirmar “O hospital regional Galvão de Oliveira é referência em atendimento no Vale do Jaguaribe, o prefeito Vanderley Nogueira acertou na escolha em colocar Dr. Ivamberg Sena a frente daquela unidade de saúde”.

Relatou que a entrevista do ex-prefeito Glauber sou mal e que ele precisa esclarecer melhor, pois, para a população ficou entendido que o  hospital de Morada Nova não tem nenhum especialista atendendo. Finalizou.

Vereador Marcos Aurélio, em seu pronunciamento destacou principalmente sua preocupação com a recuperação nas estradas disse entender que a gestão falhou um pouco no planejamento, dos sete distritos, cinco deviam ser prioridades na recuperação de suas estradas de acesso, exemplificou que só a estrada da Boa Água são 15 km sem falar nas demais, vias, que todas devem ser recuperadas, pois, o transporte escolar se utiliza para conduzir os alunos, afirmou, ”Fico feliz pela conquista da vereadora Bia, pela emenda do deputado Macedo que destinou recurso à recuperação das estradas de Morada Nova, mesmo que nao, der mais tempo para executar esse ano, será de grande valia para o município”

Aurélio fez questão de afirmar que o governador Camilo Santana vem se destacando como um dos melhores do Brasil, o PIB do Ceará é três vezes melhor que o Nacional, o Ceará é destaque na educação, inclusive o governador Camilo está anunciando o pagamento da primeira parcela do 13º salário, “Devemos copiar o modelo de gestão do Ceará, outros estados estão vindo aprender com a gestão de Camilo Santana, São Paulo é a maior potência, mas, o Ceará está proporcionalmente melhor, inclusive nosso estado tem crédito junto aos bancos”. Arrematou.

Vereadora Raquel Girão, acendeu a tribuna felicitando a todos, destacando o empenho dos 15 vereadores que trabalham diuturnamente na defesa do povo de Morada Nova “Muitos pensam que o vereador trabalha apenas na sexta-feira, mas, é através do nosso empenho que muitos recursos estão vindo para Morada Nova, graças ao esforço dos vereadores” a parlamentar destacou que a coberta do ginásio será recuperada, o Hotel Municipal será reformado, está previsto verba para secretaria de Cultura, mais verba para saúde e reforma do Hospital Regional de Morada Nova”.

Raquel disse também, que até o dia 30 do mês em curso, as ambulâncias estarão chegando, destacando que a burocracia provoca essa demora, Raquel mais uma vez lembrou que está previsto a realização de 144 cirurgias de catarata no valor de 2 mil reais cada olho, disse ainda, que a demanda em Morada Nova é de 200 pessoas na fila de espera, esclareceu como será o procedimento e agradeceu ao Deputado Lucílvio Girão e ao Governador Camilo Santana. A parlamentar socializou que esteve visitando alguns bairros junto com o secretário, identificaram alguns problemas e propôs uma ação conjunta entre a SEINFRA, IMAMN e a população, pois, entende que essa parceria poderá render bons frutos, informou que a coleta seletiva em breve também estará extensiva os distritos.

Enumerou as obras concluídas no tocante ao saneamento em diversas ruas, manifestou a sua alegria com os resultados alcançados pelas escolas junto ao SPAECE, “Essa conquista é dos pais e alunos e todo o corpo envolvido  na gestão Vanderley Nogueira” Raquel parabenizou a garota da Copa que foi sua aluna. Concluiu.

Vereador Marcos da Ana, externou de forma incisiva as manifestações acontecidas em nível nacional objetivando afastar a presidenta Dilma Rousseff e hoje a sociedade está sofrendo, mas, ficou o aprendizado, disse, trazendo para o contexto de Morada Nova “O prefeito Vanderley Nogueira está enfrentando muitos problemas, mas, só está fazendo porque tem coragem, mesmo sendo criticado “destacou o problema do Hospital Regional de Morada Nova, que segundo o mesmo a gestão passada no início fez um bom trabalho, porém, no final fui abandonado, hoje tá sendo feito com muito esforço, eu acho que o ex-prefeito deve uma explicação ao povo de Morada Nova, quanto a entrevista que ele deu, quando falou que não ia buscar melhoria para o município, porque não confia no Vanderley, isso é uma atitude mesquinha, isso é voltar à época da década de 70, a política do atraso”.

Marcos disse entender que esse comportamento não cabe mais nos dias de hoje “Não consigo comungar com esse discurso quando diz que apoia o Camilo e mesmo assim diz que não sobe no palanque com o prefeito, se é assim, é porque não quer o melhor para Morada Nova” afirmou o vereador que é líder do prefeito e da bancada de situação, frisou que o deputado Antônio Granja viabilizou a perfuração de Poços, lamentou que alguns não tenha dado a água, socializou, assinatura da ordem de serviço para a conclusão da Escola Modelo no Bairro São José e o posto de saúde da localidade de Lagoa das Carnaúbas, bem como a entrega dos tratores pelo Governo do Estado. Finalizou.

Vereadora Bia Martins, iniciou manifestando sua gratidão a Deus e ao deputado Federal Macedo, “Porque ele sabe que meu maior sonho para nossa região da Lagoa das Carnaúbas é a construção do posto de saúde, essa Conquista é também do vereador Everaldo Maia, convido todos para dia 22 de Junho, participarem da ordem de serviço do posto de saúde em nossa comunidade” A parlamentar disse que em 2004 quando adentrou na politica, já era o seu maior sonho, ”Mesmo que eu não continue na política, mas, é uma obra que fica na comunidade”.

Através do prestigio da vereadora Bia Martins e da vice-prefeita Jane Martins, o Deputado Macedo sinalizou uma emenda de 15 mil reais para recuperação das estradas no município de Morada Nova, “Falei, deputado eu não sei se darei muitos votos, mas, ele respondeu – Bia é uma forma de agradecer o título de cidadão que recebi de Morada Nova” Finalizou.

 

Vereador Jorge Brito, em sua fala destacou preocupação com relação aos dois concursos públicos que estão prestes a caducar, e, muitos aprovados ainda não foram chamados, por essa razão está sendo procurado por estas pessoas “Elas fazem essa projeção, estudam, são aprovadas e está aguardando ser chamado, o primeiro concurso expira em julho e o outro em novembro”, disse, Jorge na condição de presidente da Câmara manifestou-se feliz com a conquista da vereadora Bia, lamentou quando as pessoas criticaram a viagem feita à Brasília pelas vereadoras: Bia Martins, Raquel Girão e Rose Mayre, insinuando que não teria objetivo, mas, já estamos vendo os resultados, afirmou, Jorge voltou a falar em defesa das pessoas que aguardam a convocação no tocante ao concurso, “Em outras épocas, Morada Nova tinha até 1.500 pessoas contratadas temporariamente” Lembrou, disse entender que isso está mudando.

O parlamentar que pertence ao grupo de situação criticou as dificuldades para se conseguir um exame de endoscopia, pois, uma pessoa que o procurou, desde o dia 25 de janeiro do ano em curso espera sem conseguir fazer o exame, socializou que está encaminhando Ofício ao SAAE para que este possa viabilizar o abastecimento de água das famílias que residem na ribeira do rio Banabuiú na magem da CE 371 próximo a localidade de Castelo.

Como nada mais havia a ser acrescentado o vereador Jorge Brito na condição de presidente do Legislativo municipal deu por encerrada a 21ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2018. Finalizou.

Por: Marfreitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

×